Angola

Angola

sábado, 14 de fevereiro de 2009

LUANDA











Luanda
É aqui em Luanda que eu passo 50 a 60% do meu tempo grande parte dele no transito, Luanda é uma cidade estaleiro neste momento, está a ser reconstruída, remodelada, renovada e tudo o resto que tenha a ver com construção, ou de edifícios ou de infra-estruturas. Nota se que já foi uma cidade linda talvez até avançada para o seu tempo quando foi construída, mas anos de guerra e falta de manutenção tornaram na num caos completo, mais carros que espaço para eles, falta de estacionamentos ou estradas alternativas, fazem cada ida á cidade uma tortura. Seja para tratar de um assunto no banco, guarda-livros ou seguradora e sabemos que podemos contar com um dia para perder. Na verdade como a maioria das empresas só têm delegações em Luanda é quase tudo tratado lá o que só ajuda ao transito claro…. Mas o que eu acho engraçado é a forma como as pessoas usam o caos de Luanda como uma forma de se organizarem, ou melhor desorganizarem, é que 1º têm desculpas para tudo, ninguém cumpre horários com nada nem por nada, é o trânsito, é um acidente, é a avaria, as pessoas não cumprem por 2 razões, por tudo e por nada. Depois as próprias empresas que prestam serviços atrasam os mesmos sabendo que para reclamar de uma forma convincente teremos de nos deslocar lá, o que significa quase sempre perder um dia de produtividade só para dizer que algo está atrasado ou mal, e 90% das pessoas não o faz, e é uma roda-viva de incumprimentos….
Depois a questão da polícia, um pula (branco) ao volante e é difícil sair da cidade sem uma paragem ou duas para ver toda a documentação, e mesmo quando está tudo em ordem, não é difícil esperar 40 minutos para nos devolverem os documentos e mandarem ir embora, claro 1º há sempre a tal queixa que a vida está cara e tal e coiso…e uma gasosa, não?
Tenho um motorista que dá cabo de mim, não sei se choro ou me riu, a necessidade de ter um motorista é, 1º para n ter de me preocupar com estacionamento, e segundo, já agora que me deixe perto dos locais onde tenho de ir, mas no princípio era engraçado passava na rua acima e apontava para o local onde eu iria;.. argumentos? Ou que assim apanhávamos menos transito, ou que se tinha enganado na rua, ou que era sentido único, what ever…. Depois a questão de quando sai dos locais não sabia onde ele teria estacionado, prontos resumindo umas primeiras semanas engraçadas, até que um dia eu disse lhe “para andar a pé, estacionar longe para fugir ao transito, e andar 2 quarteirões para ir ter com ele quando saia das reuniões, eu não precisava de motorista” ele entendeu onde eu estava a chegar, e a partir desse dia começou a pensar melhor como ir aos locais o como me ia buscar quando eu estivesse terminado.
Hoje para acabar com a questão do trânsito em Luanda, adoro as bombas de gasolina 2 horas á espera e quando estamos mesmo para abastecer acaba se o combustível é uma maravilha, eu adoro África….
Amigos caso tenham perguntas, estejam á vontade, afinal ainda me dão alguma coisa sobre a qual escrever.

3 comentários:

  1. Imagino o cãos que não será!!!!
    Luanda era uma cidade linda, adorei as fotografias.

    ResponderEliminar
  2. Se se acaba a gasolina qd vais para abastecer, o que é que acontece? Vais-te embora e voltas noutro dia, ou esperas + 2 horas pelo camião cisterna?
    Deve ser bom morar em luanda, pelo menos para quem não tem essas responsabilidades que tu tens! Ir aos bancos, utilizar os serviços públicos, etc...

    ResponderEliminar